O Grêmio FB Porto Alegrense é um dos times mais tradicionais e importantes do futebol brasileiro. Fundado em 15 de setembro de 1903, o Grêmio surgiu da fusão de dois clubes de Porto Alegre: o Foot-Ball Porto Alegrense e o Sociedade Rio-Grandense.

Desde os primeiros anos de sua existência, o Grêmio já se destacava como uma equipe forte e competitiva. Em 1906, o time conquistou seu primeiro título estadual, derrotando o Internacional por 10 a 0 na final. Nos anos seguintes, o Grêmio continuaria a dominar o futebol gaúcho, conquistando mais títulos estaduais em 1907, 1908, 1909 e 1910.

Na década de 1920, o Grêmio começou a se consolidar como um dos grandes times do futebol brasileiro. Em 1921, o clube venceu a primeira edição do Campeonato Citadino de Porto Alegre e, em 1927, conquistou o Campeonato Gaúcho invicto.

Nos anos seguintes, o Grêmio conseguiu manter seu domínio no futebol gaúcho, vencendo mais títulos estaduais em 1929, 1930, 1931, 1932, 1934, 1935 e 1936. Em 1937, o time conquistou seu primeiro título nacional, o Torneio dos Campeões, que reunia os melhores times das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Na década de 1940, o Grêmio continuou a acumular títulos importantes. Em 1946, o clube venceu o Campeonato Gaúcho de forma invicta e, em 1949, conquistou a Taça Brasil, o primeiro torneio nacional de futebol disputado no país.

Nos anos 50 e 60, o Grêmio viveu momentos de altos e baixos. O time conquistou mais alguns títulos estaduais, mas não conseguiu repetir o sucesso dos anos anteriores. Em 1961, o clube disputou a primeira edição da Taça Libertadores da América, mas foi eliminado nas quartas de final pelo Palmeiras.

A década de 70 marcou o retorno do Grêmio aos grandes momentos do futebol brasileiro. Em 1977, o clube conquistou sua segunda Taça Brasil, ao derrotar o Atlético Mineiro na final. Em 1981, o Grêmio entrou para a história do futebol brasileiro ao conquistar a Copa Libertadores da América e o Mundial Interclubes, derrotando respectivamente o Club Olimpia, do Paraguai, e o Hamburgo, da Alemanha.

Nos anos 80 e 90, o Grêmio continuou a ser um dos grandes times do futebol brasileiro, conquistando mais títulos estaduais e nacionais. Em 1995, o clube venceu a Copa do Brasil, ao derrotar o Corinthians na final.

Nos anos 2000, o Grêmio passou por altos e baixos, alternando entre boas e más campanhas. Em 2017, o clube viveu mais um momento histórico ao conquistar a Copa Libertadores da América pela terceira vez em sua história, ao derrotar o Lanús, da Argentina.

Ao longo de sua trajetória, o Grêmio FB Porto Alegrense revelou grandes jogadores e personalidades do futebol brasileiro, como Renato Gaúcho, Tarciso, Fábio Koff, entre outros. O clube também coleciona uma impressionante lista de títulos e conquistas, consagrando-se como um dos grandes times do futebol brasileiro.

Em resumo, a história do Grêmio FB Porto Alegrense é uma história de muitas conquistas, glórias e momentos marcantes. O clube é, sem dúvida, uma das maiores referências do futebol gaúcho e brasileiro e um verdadeiro orgulho para os seus torcedores.